13 março, 2010

TURQUIA


Em 2009 voámos para a Turquia
A Turquia, cujo nome oficial é República da Turquia (Türkiye Cumhuriyeti), é um país euro-asiático constituído por uma pequena parte europeia, a Trácia, e uma grande parte asiática, a Anatólia
Tem fronteira com oito países: a Bulgária a noroeste, a Grécia a oeste, a Geórgia a nordeste, a Arménia, o Irão e o Nakichevan azerbaijano/Azerbaijão a leste, e o Iraque e a Síria a sudeste. 
É banhada pelo Mar Negro ao norte, pelo Egeu e o Mar de Mármara a oeste e pelo Mediterrâneo ao sul. A capital é Ancara
Nos termos da constituição turca é uma república democrática, secular e constitucional, cujo sistema político foi estabelecido em 1923, após o fim do Império Otomano. 
A Turquia e seus Estados antecessores foram uma ponte entre as culturas ocidental e oriental e o centro de diversas grandes civilizações. 
Inicialmente escolhida sem grande convicção, a viagem veio a revelar-se surpreendente e inesquecível. O itinerário, designado “Turquia Espectacular”, incluiu a visita a Istambul, Ankara, Capadócia, Konya, Pamukkale, Éfeso, Izmir, Pérgamo, Tróia e Çanakkale. As surpresas sucederam-se: o riquíssimo património histórico, a impressionante diversidade geográfica, o admirável contraste entre o antigo e o moderno, o colorido dos tapetes e kilims, o requinte da aromática gastronomia, o povo simpático e hospitaleiro. 

Chegámos a Istambul - cidade que liga os continentes asiático e europeu - ao início da noite e logo no trajecto do aeroporto para o hotel constatámos que estávamos numa grande cidade imperial, cosmopolita, que fervilhava de gente e de trânsito, com os monumentos profusamente iluminados e inúmeros barcos a circular no Bósforo. De madrugada fomos acordados por um cântico transmitido por altifalantes colocados no alto dos minaretes e que chama os fiéis para a oração – estávamos num país muçulmano. A descoberta dos principais pontos de interesse histórico da cidade, que foi capital dos impérios Otomano, Bizantino e Romano, iniciar-se-ia no dia seguinte, após um soberbo pequeno-almoço com o famoso iogurte, o pão achatado e uma diversidade, sem igual, de legumes cozinhados, pastelaria, doçaria, frutos frescos e muitos, muitos, frutos secos.
Começámos pelo Palácio de Topkapi, centro de poder do Império Otomano durante cerca de 4 séculos, onde estão expostos diversos tesouros: jóias com milhares de brilhantes, pedras preciosas e semi-preciosas; porcelanas; trajes imperiais; armas e armaduras; relógios; miniaturas e manuscritos.
No bairro de Sultanahmet ficam, frente a frente, dois dos mais importantes monumentos da cidade: A Mesquita Azul - lindíssima com os seus azulejos azuis de Iznik, os seis minaretes, as cúpulas pintadas com padrões de arabescos mesméricos, e a Igreja de Santa Sofia (Igreja da Sagrada Sabedoria) – projectada como “um espelho do céu na Terra” que abriga nas paredes e cúpulas esplêndidos mosaicos bizantinos com mais de 1400 anos, com a figura de Cristo, a Virgem com o menino Jesus ao colo, o arcanjo Gabriel.
No Bairro do Bazar, bairro de lojas e mercados, fica o impressionante Mercado das Especiarias, onde se encontram TODAS as especiarias orientais, ervas aromáticas, mel e frutos secos, e o Grande Bazar, um labirinto de corredores com mil e uma lojas repletas de produtos tentadores e lojistas alvoraçados, onde apetece voltar sempre, sempre, e comprar tudo, tudo. Mulheres, o Grande Bazar é, acreditem, uma tentação demoníaca!
Terminámos a visita à cidade com um relaxante cruzeiro pelo Bósforo e seguimos depois (de autocarro) para Ankara, a moderna capital da Turquia, com 5,4 milhões de habitantes.
A visita a Ankara foi demasiado rápida, nem sequer fomos ao centro da cidade. Foi chegar ao hotel (nos arredores da cidade) ao fim do dia, dormir, sair de manhã já com as malas, fazer duas visitas e arrancar... Fiquei sem saber o porquê de tanta pressa.
Valeu pela visita ao magnífico Museu das Civilizações, que alberga a maior colecção de antiguidades hititas do mundo, e ao Mausoléu de Atatürk onde está depositada a urna com as cinzas de Mustafa Kemal Atatürk (1881-1938), fundador e primeiro Presidente da República da Turquia, em 1923.
Sempre de autocarro chegámos à Anatólia Central e logo nos deslumbrámos com a região da Capadócia – paisagem única esculpida pela natureza. Na sua origem estiveram dois vulcões, já extintos, que expeliram a lava e cinzas que formou uma paisagem encantada de tufo vulcânico. Depois, ao longo de milhares de anos, a erosão pela água e vento esculpiu as extraordinárias formações rochosas. A macieza do tufo permitiu aos antigos habitantes da região escavar cavernas subterrâneas interligadas e ali viverem em comunidade, sem uma fresta de luz mas com um eficiente sistema de ventilação.
Partimos depois para a região do Egeu, habitada por 1/3 dos cerca de 71 milhões de habitantes da Turquia. Nesta região deslumbrámo-nos com os vestígios de cerca de 5000 anos de história grega e romana.
É o caso das ruínas de Éfeso - Biblioteca de Celso, o Teatro escavado na vertente do monte Pion, o Templo de Adriano, a Rua Colunada alinhada por colunas jónicas e dóricas, o Templo de Domiciano, a Porta de Hércules e muitos outros, de Izmir, de Pérgamo - o Altar de Zeus, o Templo de Trajano e o Teatro com capacidade para 10.000 lugares, de Tróia - com o imponente Cavalo de Tróia.
A cerca de 8 km do centro de Éfeso, no alto do monte Coresus, visitámos a Casa da Virgem Maria, local de peregrinação de cristãos e muçulmanos, onde a mãe de Jesus terá vivido os últimos anos da sua vida.
Visitámos, ainda, os terraços e as nascentes de Pamukkale (Palácio de Algodão), formações calcárias, numa extensão de 3000m de largura por 100m de altura, de um branco cintilante que lembra uma paisagem lunar. Espectacular!
E seguimos... e vimos... e seguimos...

A viagem terminou com a travessia do Mar da Mármara em ferryboat e o regresso a Istambul
A Turquia, com um riquíssimo património histórico, uma diversidade geográfica impressionante, um contraste entre o antigo e o moderno admirável, um povo simpático e hospitaleiro, foi um destino de férias espectacular.
Recomendo, VIVAMENTE!
Se não puder fazer todo o itinerário visite pelo menos Istambul, uma cidade arrebatadora!

Sem comentários:

Enviar um comentário